domingo, 31 de outubro de 2010

PAP - Decoupage 3D

1. Cortar o papel decoupage á medida do tampo da caixa.

2.  Passar cola permanente na superfície da caixa onde se vai aplicar o papel de decoupage (neste caso será no tampo da caixa). Deixar secar.

3. Quando a superfície onde aplicamos a cola permanente, tiver atingido o estado de mordência, isto é, ao colocarmos a mão na cola sentirmos que gruda sem vir cola atrás, aplicamos o papel de decoupage.

4. Escolher os motivos que pretendemos tridimensionar / realçar, reservar o duplicado dos motivos escolhidos pois iremos utilizá-los no final desta técnica.

5. Com a ajuda de um palito, aplica-se generosamente a cola de jacarelar nos motivos escolhidos, sem irmos ao limite da figura deixando mais ao menos 1 a 2 mm de margem.


6. Depois de aplicada a cola em cada motivo, devemos contorna-los com um palito, para que a silhueta da figura fique mais acentuada. Vamos contornando e limpando o palito .




7. Este processo vai se repetir 3 vezes, tendo que secar até ficar transparente entre cada uma das aplicações.

8. Depois das 3 camadas aplicadas, e quando a ultima estiver completamente transparente, vamos colar os motivos que reservamos no inicio, em cima de cada motivo correspondente com cola de jacarelar mas sem encharcar, alisando muito bem e pressionando o limite da figura com a ajuda de um boleador.


9. Passámos cola multicolage por toda a superfície do tampo. Depois de seco, retirámos algumas bolhas que eventualmente possa ter, pressionando com a ajuda da mão.

10. Pinta-se o fundo da caixa, decora-se a gosto e faz-se o acabamento de toda a caixa com laca solúvel em água.

.

1 comentário:

  1. A sua caixa ficou um espetáculo :) Desconhecia essa cola. Também fiquei fascinada com a sua caixa de estanho, é lindissíma :)

    ResponderEliminar